quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Detalhes da visita a Maricá

Ao chegarmos a Maricá tivemos a oportunidade de conhecer espaços históricos bem interessantes, como por exemplo, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo que foi construída pelos escravos num prazo de 14 anos, a sua estrutura é feita de pedra, barro e paredes de rara espessura, o seu interior lembra o rococó, em transição do barroco com o neoclássico. A elevação de 3 metros da Matriz construída como proteção, devido as cheias quando a água avançava. Podemos conhecer também a Casa de Cultura, que foi construída no século XIX, projetada para satisfazer as exigências administrativas e jurídicas da comunidade. A simetria da construção parece advir dos padrões neoclássicos, assim como o seu frontão triangular. Foi bem interessante, porque tivemos a oportunidade de saber histórias que não conhecíamos.
Depois indo em direção a restinga de Maricá que são planícies arenosas costeiras de origem da marinha, onde se localizam praias, dunas...

Os primeiros habitantes na restinga foram os índios tamoios. Lá na restinga conhecemos um pescador naquela localidade, que vive lá a quase 78 anos e foi um dos primeiros a morar na restinga. A vegetação de lá é mista, composta por árvores, arbustos, epífitas (que são plantas que nascem sobre outras, mas sem se alimentar da substância delas), trepadeiras... Na restinga de Maricá a criação de gado é irregular, mais ainda assim é existe. A extração de areia do local é proibida, pois a área é de proteção ambiental estadual, decretada por Brizola.

E foi basicamente isso que podemos ter a oportunidade de conhecer, e foi bem interessante, a atividade foi bastante produtiva.








Nenhum comentário:

Postar um comentário